segunda-feira, 24 de novembro de 2008

O aprendizado ... as vezes pode ser lento




















Estes são alunos da 1ª fase do EJA, fizeram o curso no 1° semestre e continuam na turma do 2° semestre, já conseguem desenhar e fazer digitação, isto é muito gratificante ver o aprendizado de pessoas que nunca tiveram acesso a informática aprendendo e perdendo o medo ao manusear os instrumentos como mouse e teclado.

Aula Microsoft Word - Tabela





























Nesta aula os alunos aprenderam a montar uma tabela e fazer a formatação da tabela.


Foto alunos E. M. Dr. Hans Dieter Schmidt
















Estes são meus alunos que frequentam o Curso de Inclusão Social e Digital toda 6ªfeira na E. M. Dr. Hans Dieter Schmidt. É uma turma bem tranquila para trabalhar. O curso funciona das 19:00 às 21:00.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Atividade de pesquisa na Internet








Nesta atividade os alunos deveriam pesquisar sobre um tema determinado e fazer como foi feito na explicação e as dicas repassadas. Acima apenas dois exemplos de atividades do aluno Donizete da Turma I - 2ªfeira. Foi dado um exemplo de como pesquisar com a palavra chave "Chico Mendes" - e também como proceder para copiar e colar uma imagem da internet.

Logo após foi dado uma outra palavra chave "Ana Maria Braga" e os alunos com a explicação anterior deveriam fazer o mesmo procedimento. Foi trabalhado esta atividade juntamente com o Microsoft Word.

Atividade seguinte:

No site de pesquisa www.google.com.br - pesquise:

O que é internet?

O que é site?

O que é www?

Copie e cole o texto no word - salve na pasta curso de informática 2008 - nome do arquivo pesquisa.

Aula - Internet

O que foi passado para os alunos

Internet

É uma rede mundial de computadores.
  • Começou a ser desenvolvida em 1969 com o nome de ARPANET (USA).
  • Era composta apenas por quatro computadores e visava demonstrar a potencialidade de uma rede de computadores dispersos em uma grande área.
  • Em 1972, 50 universidades e instituições militares tinham conexões.
  • Através da internet podemos fazer: compras, transações bancárias, pesquisas, jogar etc.
  • A internet é considerada um dos principais meios de comunicação da humanidade.
  • Uma das utilidades da internet é a troca de mensagens eletrônicas conhecidas como e-mail.
  • Ex: de funcionalidade da internet: conhecer pessoas de quase o mundo todo, através dos chats e e-mail - foi ressaltado também os cuidados que se deve ter ao entrar em uma sala de bate-papo.
  • Participar de salas de discussão.
  • Carregar arquivo de qualquer tipo.
  • Conseguir informações sobre qualquer assunto.
  • Ler jornais e revistas.
  • Acessar universidades, bibliotecas e institutos de pesquisa.

Navegadores

Esses programas, conhecidos como BROWSER, são utilizados para a navegação na Internet. O mais conhecido é o Internet Explorer, que apresenta uma grande potencialidade de examinador multimídia, capaz de apresentar documentos formatados, gráficos embutidos, vídeo, som e ligações ou vinculações e total integração com a WWW. Com o programa Internet Explorer, o usuário poderá acessar um “site” na Internet localizado em qualquer região do planeta através de um endereço

Pesquisa na Internet

Os serviços de pesquisa talvez sejam um dos recursos mais importantes da internet, pois facilitam muito a navegação. Através destes serviços o usuário poderá encontrar opções de sites que contenham o assunto desejado sem que ele saiba o endereço corretamente, bastando apenas fazer a busca através de uma palavra chave.

Existem vários serviços de pesquisas na rede, os mais conhecidos e populares são:

www.cade.com.br

www.google.com.br

www.radaruol.com.br

www.yahoo.com.br

Endereços da Internet

Os endereços da Internet identificam cada computador conectado nesta rede. Ele deverá indicar os computadores usuários de forma inequívoca. Na internet os endereços são chamados URL (Uniform Resoucer Locator – localizador uniforme de recurso) formado por partes que identificam o usuário, tipo de uso e país.

As partes tipo de uso e país constituem o domínio que ajudam a identificar onde o servidor está localizado. Porém, alguns domínios não indicam necessariamente em que país o servidor está localizado

Podemos identificar o tipo de atividade de um domínio na Internet, os mais comuns são:

.edu........................ Educação
.gov......................... Locais Governamentais
.mil.......................... Locais Militares
.com........................ Organizações Comerciais

Foi trabalhado também a barra de ferramentas - barra de endereço onde deve-se digitar o site.

Obs: Esta aula foi montada no Powerpoint e disponibilizada para todos os alunos.

Dicas para o dia a dia - como pesquisar na internet

A seguir são descritos alguns procedimentos simples que vão reduzir a possibilidade de você obter como resultado de uma consulta na Internet aquela infinidade de páginas sem utilidade. Quando a pesquisa for feita por uma frase, exemplo Doenças Infecto-contagiosas coloque-a entre aspas para evitar que a procura ocorra por cada palavra isoladamente. Utilizando o sinal de mais(+) antes de uma palavra você torna obrigatória a presença desta no resultado de uma busca. A palavra não será pesquisada quando antes dela for colocado o sinal de menos(-).

Fonte: www.google.com.br

www.isp.ufba.br/ledicas.asp?id=2 - 4k

Logo após foi dada uma atividade para os alunos com pesquisa na internet.

Atividades no WordPad - Microsoft Word
















































Nestes programas os alunos fizeram atividades com os conhecimentos adquiridos durante o curso tais como:
  • Fonte
  • Tamanho de fonte
  • Sublinhado
  • Negrito
  • Paragrafo
  • Texto justificado e alinhado
  • Tabulação
  • Cor da fonte
  • Marcadores
  • Wordart
  • Bordas da página
  • Sombreamento
  • Inserir figura
  • Tabela
  • Letra capitular
  • Formatação de tabela
  • Salvando um arquivo
  • Criando pastas
  • Cabeça e rodapé
  • Painel de controle
  • Auto formas
  • Caixa de texto
  • Configurando a página (margens)
  • Curriculo

Obs: os alunos também trabalharam com textos de recortes de revistas para observarem a diferença de tamanho de fonte, cor e fonte.

E durante o desenvolvimento do curso no inicio de cada aula os alunos puderam ter acesso ao seu e-mail para criar familiaridade com o funcionamento do mesmo. Aprenderam também a enviar arquivo em anexo.

Foi muito bom ter colocado já no inicio do curso o trabalho com e-mail o aprendizado foi mais efetivado em relação ao tema e-mail.